Tudo

ANCA condena indicação de Obama para novo embaixador dos EUA na Turquia

anca_logo-largeDa redação com Asbarez e fontes combinadas.

O Diretor Executivo do A.N.C.A (Armenian National Comitee of America, o C.N.A dos EUA) Aram Hamparian emitiu a seguinte declaração sobre a indicação do presidente Barack Obama ao encaminhar o nome de John R. Bass para o cargo de embaixador dos EUA na Turquia:

O ANCA não pode apoiar a nomeação de John R. Bass para servir como embaixador dos EUA na Turquia, com base em sua sabatina no Senado que corrobora a promessa quebrada do presidente Barack Obama de reconhecer o genocídio armênio, ficando ainda mais longe da verdade e permitindo que a Turquia aperte ainda mais a mordaça do departamento de estado dos EUA. “É simplesmente inaceitável – seis anos após o presidente Barack Obama se comprometer a reconhecer o genocídio armênio, cinco anos depois de Ancara tentar impor e depois se afastar dos Protocolos Turquia-Armênia, e a menos de um ano do 100 º aniversário do início deste crime ainda impune – um candidato a embaixador dos EUA responder perguntas dos senadores questionando-os com referências genéricas tais como “história compartilhada.” Essa linguagem eufemística pretende desqualificar o crime como genocídio levando-o a ser considerado um conflito bilateral, estabelecendo uma falsa paridade moral entre os responsáveis que não se arrependem e aqueles que impiedosamente foram massacrados “.

Hamparian ainda cobrou moral por parte do governo americano: “Nós nos opomos a mordaça que a Turquia impõe aos EUA e a todos os que aceitam o veto de Ancara sobre o direito dos Estados Unidos em falar com clareza moral sobre o genocídio armênio. Os Estados Unidos devem ser representados em Ancara em 24 de abril de 2015, por uma voz clara, convincente e comprometida com a verdade.”

Você encontra o depoimento em inglês do indicado perante a comissão de relações exteriores do senado dos EUA, clicando no link a seguir: Testimony of John R. Bass Ambassador-Designate to the Republic of Turkey  – July 15, 2014  – Senate Foreign Relations Committee

Anteriormente John R. Bass atuou como embaixador dos EUA na Geórgia desde de outubro de 2009 a julho de 2012. Ele é funcionário de carreira e teve importante atuação como um dos líderes das operações de reconstrução de Bagdá entre 2008-2009.

Entre 2005-2008, atuou como Diretor do Centro de Operações do Departamento de Estado. De 2004-2005, Bass foi assessor especial do vice-presidente Cheney, com atuação decisiva sobre a política externa na Europa e Eurásia. Entre 2002-2004, atuou na Embaixada dos EUA em Roma, coordenando parcerias e colaborações sobre os direitos humanos, a imigração, o tráfico de pessoas.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário