Hamazkayin

Nairi no Hamazkayin | 6º dia: debate e visitas

Sexto dia do Fórum Estudantil de Verão do Hamazkayin (dia 24/07)

 

Nairi 2Por Nairi Zadikian:

Leia todos os relatos em -> www.estacaoarmenia.com.br/hamazkayinn

 


 

Nesta quinta-feira, o dia se dividiu em 2 etapas: visitas e debate.

10581278_10204181354117948_630781381_nDurante a manhã e início da tarde, fomos às igrejas de Surp Kayane, Hripsime e visitamos a Santa Sede de Echmiadzin e seu museu que guarda os tesouros e relíquias da nossa igreja como a lança que feriu Jesus durante a crucificação, entre outros…

Logo após partirmos de Echmiadzin, visitamos o sítio Zvartnots que fica bem próxima ao local. O que um dia foi a catedral de Zvartnopts, construída por ordem do Catholicos Nerses no século XII, hoje são ruínas tombadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Voltando ao hotel, tivemos uma palestra/debate, por parte dos professores Hrant Markarian e Claude Moutafian, com o tema “quem é o armênio?”. Na ocasião, foram enumerados as razões que nos levou ao mantimento da armenidade, como por exemplo: a adoção de alfabeto próprio e do cristianismo, emancipação da igreja apostólica armenia, surgimento dos partidos políticos, primeira independência, a batalha de Artsakh, entre outros.

Depois foram discutidos os fatores que, segundo os jovens, são responsáveis pelo mantimento da identidade armenia. Foram apontados pelos jovens questões como língua, religião, voluntariado por causas que nos interessam, armenidade, entre outros. Posso dizer que esse assunto nunca cessará, e esse tema ainda gerará muitas discussões aqui no fórum!

Terminamos o dia assistindo a dança da fonte de águas do Hanrabedutyan Hrabarak (Praça da Independência), que transmite toda a magia e vida ativa que existe aqui nessa cidade.

A atmosfera é incrível!

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário