HamazkayinTudo

Nairi no Hamazkayin | 5° dia: Matenadaran; AUA; Parajanov e TUMO

Quinto dia do Fórum Estudantil de Verão do Hamazkayin (dia 23/07)

Nairi 2Por Nairi Zadikian:

Leia todos os relatos em -> www.estacaoarmenia.com.br/hamazkayinn


 

Hoje o dia foi de puro aprendizado!

Visitamos o Museu Matenadaran, que guarda todo o tesouro que tem a ver com o início do nosso rico idioma armênio. A explicação foi super completa, e pudemos até ver de perto documentos que registram a evolução e história da nossa nação. Peculiaridades de cada região do Arevmdyan Hayastan (Armênia Ocidental), baseado em fatos e resquícios arqueológicos: uma visita muito enriquecedora.

Logo após visitamos a AUA, American University of Armenia, que oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação, todos ministrados em inglês. A instituição ainda conta com alojamento para estudantes, programas culturais e academia (tudo com preços acessíveis se comparados ao Brasil). A diretoria deixou claro o interesse no ingresso de alunos da diaspora, já que também os certificados são válidos como diploma americano.

10551745_10204172732022401_1860986566_nVisitamos ainda o museu de Sergei Parajanov, artista de enorme renome e grande crítico da época da URSS. Suas principais obras foram expostas na casa dele, como é conhecida, embora o mesmo não tenha tido a oportunidade de morar nela. Uma característica marcante é que a principal técnica é a colagem e sobreposição de materiais simples, o que não impediu sua produção até quando estava preso. Todas suas obras são alvo de grande crítica, já que usam e abusam de metáforas e de significados subentendidos.

A ultima visita foi ao TUMO Center for Creative Technologies. Talvez essa tenha sido a maior surpresa do dia.

Trata-se de uma instituição familiar que oferece a crianças de 12 a 17 anos um universo incrível. Uma ou duas vezes por semana, a criança deve vir ao TUMO é completar tarefas no computador, mediante a realização de exercícios de Windows Movie Maker, Corel Draw, Photoshop, entre diversos outros. Os computadores estão espalhados por um grande salão, e os alunos contam com as explicações virtuais e monitores físicos. Quanto mais tarefas forem completadas, mais pontos. E com esses pontos, o jovem pode atingir a cota necessária para ganhar a vaga no curso da área desejada. O acesso e cursos são totalmente grátis.

Tudo é equipado com equipamentos Apple, e totalmente disponíveis aos alunos que vem em busca de conhecimento. Uma curiosidade interessante é que o vocalista da banda System of a Down, Serj Tankian, propôs e tornou possível o desenvolvimento de um estúdio de música, onde ele mesmo no passado gravou. As crianças podem aprender a mixar, mexer em equipamentos de som, entre outros. O mais recente clipe lançado de Serj Tankian, Uneducated Democracy, foi produzido por essas crianças que desfrutam do espaço idealizado pelo artista. Voltamos ao hotel, esgotados, depois de um dia muito cansativo mas de muito aprendizado.

O cansaço, no entanto, não foi motivo pra não comemorarmos em grande estilo: dançando, cantando e se divertindo. Estamos a cada dia mais ligados, e estamos ansiosos por amanhã!

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário