Da RedaçãoTudo

Eleições na Turquia: organização armênia "Nor Zartonk" adota importante resolução

Fonte: Asbarez e outras

ANKARA- A organização armênia de Istambul Nor Zartonk (Nova Renascença) declarou seu apoio à Selahattin Demirtas nas eleições gerais na Turquia a serem realizadas no dia 10 de agosto. A resolução diz: “O povo, trabalhadores e todos os excluídos têm uma alternativa nestas eleições contra o conservadorismo, nacionalismo e o continuismo”, apontando para Demirtas.

O candidato ao cargo de Primeiro Ministro da Turquia Selahattin Demirtas apoia o povo armênio

O candidato ao cargo de Primeiro Ministro da Turquia Selahattin Demirtas apoia o povo armênio

A organização Nor Zartonk enfatizou que o candidato do partido no poder, Recep Tayyip Erdogan, deu continuidade a centenária política estatal de negação do genocídio armênio. Na declaração, Nor Zartonk acrescenta: “O povo da Turquia não esta condenado a estes dois candidatos de direita, (em referência ao governista Erdogan e ao islamista moderado Ihsanoglu) um é a cópia exata do outro“. O candidato do Partido Popular Democrático, Selahattin Demirtas, é “o candidato do povo e da mudança é a esperança de todos os trabalhadores nas eleições de agosto. Contra os dois candidatos que representam o estatismo e as políticas de negação, o nosso candidato presidencial é Selahattin Demirtas, que marcha de mãos dadas com o povo trabalhador de Sivas (em referência aos armênios do interior da Turquia) até Lice (vila onde tropas turcas massacraram curdos em 1993 na província de Diarbikyr), que exclama corajosamente a realidade da o genocídio armênio no parlamento, que tem lutado contra todos os tipos de discriminação ao longo de sua vida e que defende os direitos dos trabalhadores, indivíduos LGBT e todos os oprimidos”.

Nor Zartonk é uma organização armênia que se define como “autogestionária ” não têm nenhuma estrutura hierárquica ou cargos administrativo, cujo foco são os direitos do povo armênio e a luta pela coexistência de todos os povos da Turquia e do mundo em igualdade, paz e fraternidade. Foi fundada em 2007 por jovens armênios de Istambul e por meio de conferências, mesas-redondas e publicações aborda temas como a situação dos armênios e outras minorias na Turquia e a reconciliação com o passado através do reconhecimento do genocídio armênio. Desde janeiro de 2009, a Nor Zartonk mantém uma rádio na internet, a Norradio.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais
Artsakh

Senado do Uruguai condena a invasão do Azerbaijão à Armênia

Fontes : Diario Armenia A Câmara de Senadores do Uruguai aprovou por…
Leia mais

Deixe um comentário