EventosTudo

Comunidade armênia de Osasco receberá o Primaz Hayr Nareg Berberian

No próximo domingo, dia 20 de julho, a Igreja Apostólica Armênia São João Batista – Surp Hovannes Meguerditch de Osasco vai receber a visita do Prelado Titular da Diocese do Brasil Rev. Dr. Nareg Vartabed Berberian, recém eleito Primaz, confirmado pela Santa Sede de Etchmiazin na Armênia com a homologação por parte de S.S. Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os armênios.

O pároco Arcipreste Boghos Baronian e a diretoria da comunidade estão muito felizes, já que na oportunidade os fieis vão poder receber a benção e a mensagem do novo Primaz que é motivo de alegria para todos os armênios de Osasco, São Paulo e do Brasil.

1459347_10202386300554819_2023220053_n

Uma breve biografia do novo Primaz

Hayr Nareg Berberian (Vasken como nome de batismo) nasceu em Beirute, no Líbano, em 28 de outubro de 1967. Estudou na Escola Tekeyan e se formou em 1981. Continuou seus estudos no Seminário Teológico Gevorkian de Etchmiadzin sendo ordenado diácono em 1986 por Sua Eminência, o diretor do seminário, Arcebispo Husik Santuryan.

Na sequencia, Hayr Nareg seguiu para Nova York onde estudou no prestigiado Seminário Teológico Ortodoxo de São Vladimir, recebendo um Mestrado em estudos teológicos de Divindade. Nesse período ele serviu como religioso na Catedral de St. Vartan em Nova York entre 1991 e 1992. No Seminário Teológico Geral de Nova York, com foco em estudos bíblicos, ele recebeu seu segundo mestrado em Teologia. Em 26 de julho de 1992, Hayr Nareg foi ordenado padre celibatário na Catedral de São Vartan por Sua Eminência o Arcebispo Khajag Barsamian.

Em 1992 e 1993 ele serviu como pároco assistente na Igreja Armênia de Surp Kevork em Houston e, em 1994, foi nomeado para servir como pároco em Richmond. Nesse mesmo ano foi elevado à categoria de Arquimandrita (Vartabed). Foi nesse período que sua carreira teológica-acadêmica foi consagrada com um doutorado em estudos sobre o ministério cristão.

Entre 2003 e 2013 esteve a frente da Igreja Armênia de Boca Raton na Florida, EUA.

Em 2013, Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os armênios, nomeou Hayr Nareg para servir como o Vigário Geral da Diocese do Brasil.

Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Santa Sé Armênia da Grande Casa da Cilícia acionou Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Via The Armenian Weekly BRUXELAS, Bélgica – No mês de dezembro passado, a Santa Sé…
Leia mais
Tudo

Conferência na Unifesp discute geopolítica caucasiana e latino-americana

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo…
Leia mais
Eventos

Reempossamento Simbólico de Hirant Sanazar, o 1º prefeito de Osasco

No próximo dia 05 de outubro, a Câmara Municipal de Osasco (SP) realiza a cerimônia de…
Leia mais

Deixe um comentário