Informativo ArmêniaTudo

Informativo Armênia nº 13

Informativo Armênia 2014Informativo ARMÊNIA 2014
Ano XIV – nº 13
Junho e Julho de 2014 

Para leitura das edições anteriores do Informativo Armênia, clique aqui.

 

CALEIDOSCÓPIO

Nesta edição de junho/julho, nosso Informativo apresenta-se como um caleidoscópio de matérias, refletindo as “cores” do Turismo, Cinema, Tecnologia, Igreja, Educação, Música e Literatura.  Procuramos abordar assuntos que venham ao encontro dos interesses de leitores, os mais diversificados.

Percorrendo, em fontes, algumas notícias da Armênia e Diáspora, garimpamos o que há de curioso e relevante, para transmitir não apenas fatos, mas conceitos, ideias, através de uma visão humanitária e global que adotamos.

Vale ressaltar, ainda, a colaboração de pessoas que abraçam nossos objetivos – os de interagir com a comunidade – enviando-nos matérias que acrescentam conhecimento e proporcionam o prazer da leitura.  Participaram, assim, desta edição Mc Migirditchian, Martha Ruhama Santurian e Eduardo Libar Amiralian.

A elas, pois, nossa reconhecida gratidão.

Sossi Amiralian

 



CRESCE O TURISMO DA ARMÊNIA

Entradas e Saídas

Um milhão de turistas internacionais são esperados na Armênia este ano, o que significa 200 mil a mais em relação ao ano passado, conforme os dados fornecidos pela Associação dos Operadores de Turismo da Armênia (ARKA).

Aumentou também o número de armênios viajando em turismo para o exterior, numa porcentagem de 18.2 sobre 162.073 pessoas, no mesmo período.

Entre os turistas estrangeiros que mais visitam a Armênia são provenientes da Alemanha, Áustria, França, Itália, Inglaterra, Suíça, Suécia, Espanha e Israel (e TurboNews).

N.B.: Observamos que a presença dos turistas armeno-norte-americanos é marcante na Armênia (SA).



FESTIVAL DE CINEMA NO MUSEU DO GENOCÍDIO ARMÊNIO
 

HeadMain

O Museu do Genocídio Armênio abre, pela primeira vez, seu espaço para o Festival de Cinema Internacional, intitulado “Fresco Film Festival”.

O Diretor do Museu Hayk Demoyan apresentou o filme de Holywood “Leilão de Almas”, o primeiro sobre o Genocídio Armênio, durante a abertura do Festival. O filme foi produzido por Oscar Apfel e projetado em 16 de fevereiro de 1919, no Hotel Plaza, em Nova York. Baseado no livro “Ravished Armenia”, é um documentário sobre a vida de Archaluis Martikanian que foi testemunha do genocídio em Chmshktsag.

O Festival de Cinema contará com sete filmes sobre o Genocídio Armênio e o Holocausto, provenientes de Israel, Armênia e Itália (Armenews.com).



INVENÇÃO INIGUALÁVEL REALIZADA NA ARMÊNIA: SENSORES DE PROTEÇÃO DE FRONTEIRAS

Cientistas armênios de Erevan inventaram um sensor poderosíssimo. Normalmente, os sensores existentes detectam passos humanos andando a uma distância de 60 metros. O sensor recentemente desenvolvido pode detectar a uma distância de 450 metros. É uma grande INVENÇÃO para a SEGURANÇA DE FRONTEIRAS – (info por Mig Migirditcyan)

Abaixo, pormenores curiosos do invento são dados pelo cientista Levon Thorose, na entrevista pela TV CIVILNET. O relato decorre em inglês.

Conteúdo importante para o reconhecimento do valor da tecnologia aplicável na segurança humana – os detentores eletrônicos – contra invasores, terremotos e outros.

Sossi Amiralian



PROTOCOLO DE ACORDO DA SANTA SÉ DO ETCHMIADZIN
 

Relativo à Melhoria da Educação Infantil na Armênia

Etch netel hedo

No dia 23 de junho, no Museu dos Tesouros Alex e Marie Manoogian da Santa Sé do Etchmiadzin, sob a presidência de Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de Todos os Armênios,  houve uma cerimônia de assinatura de protocolo do acordo entre a Igreja Apostólica Armênia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Sociedade “MGA eau”.

A finalidade do Memorando de acordo é a de promover a defesa dos direitos da criança, desenvolver e realizar projetos visando a melhoria do status social, iniciar projetos científicos e de suas edições para a educação cultural, religiosa e moral das crianças; ajudar os jovens na escolha de sua profissão; melhorar a qualidade do ensino profissional.

O documento foi assinado pelos seguintes representantes: Padre Vartan Navasardian, Diretor do Centro de Educação Cristã da Santa Sé, Madame Henriette Ahrens, da UNICEF na Armênia e M. Gagik Mardirossian, diretor da “MGA eau”, embaixador nacional da UNICEF

para a Armênia (armenews.com).



OUÇA O ‘HAIR MER’ (O“PAI NOSSO”) CANTADO POR
CRIANÇAS ARMÊNIAS
 

Somos levados a ouvir e orar, com a mesma devoção com que elas nos transmitem pela pureza de suas vozes.

                                              (Colaboração de Eduardo Libar Amiralian)



ARAM I E O CONSELHO DE IGREJAS DO ORIENTE MÉDIO

 

330px-Catholicos_Aram_IEm 29 de junho, o Catholicos de Cilícia em Antelias, Líbano, Aram I, recebeu em seu escritório o Secretário Geral do Conselho das Igrejas do Oriente Médio, Dr. Michel Jalkh. Este relatou sobre as atividades do Conselho e a recente reunião ecumênica realizada em Amman, Jordânia, com os representantes das Igrejas membros.

Em seguida, Aram I propôs três passos urgentes para ajudar essas igrejas da região: organizar uma reunião do Comitê Executivo do Conselho, a fim de preparar um plano de ação para auxiliar os refugiados cristãos; canalizar a assistência humanitária através das instituições eclesiásticas, e ainda, realizar um encontro dos líderes das Igrejas do Oriente Médio.

O Conselho de Igrejas do Oriente Médio é o único órgão ecumênico da região e abrange quatro famílias eclesiásticas: as Igrejas Ortodoxas Calcedonianas, as Ortodoxas Orientais não Calcedonianas, as Católicas e as Protestantes.

Representantes do Catolicossado de Cilicia participarão das reuniões dos órgãos diretores do Conselho Mundial de Igrejas (WCC).

Antelias – O Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (WCC) se reunirá em Genebra, dos dias 2 a 8 de julho de 2014.  Esta é a primeira reunião do Comitê que foi eleito durante a 10ª Assembleia em Busan, Coreia do Sul, em 2013. Adotará as decisões posteriores à Assembleia e estabelecerá prioridades para os próximos sete anos. O Comitê Executivo se reunirá em 9 de julho, após o encerramento da reunião do Comitê Central.

O Catolicossado de Cilicia será representado nos órgãos diretores do Conselho pelo Arcebispo Nareg Alemezian e Sra. Teny Simonian. (Armenian News/Groong).


 

RELATO SOBRE “O GRITO DO CORDEIRO”, LIVRO DE LUIS C. MAGALDI

Por:  Martha Ruhama Santurian para Sossi Amiralian

Olá Sossi! 

cordeiro nedel hetoUm colega meu, de trabalho, me emprestou um livro dele, um romance: “O Grito do Cordeiro” – conhece?
Conversando comigo, ele me disse que o escritor é irmão do cunhado dele e me falou do livro, que eu não conhecia.
Comecei a ler e estou de-vo-ran-do!

Pela 1ª vez me transportei no tempo como se eu estivesse vivendo a vida dos meus avós … chorei na passagem e na fuga da personagem, e senti a força dos armênios em reconstruir a vida, sua identidade, longe da região que nasceram, muitas famílias destruídas e muitas reconstruídas, como as nossas …. após o Genocídio Armênio.

Achei o livro muito bem escrito, contando a história dos acontecimentos da época na Armênia e na Europa, e evoluindo ao longo das décadas, com a história de Azniv, a personagem do romance … e a Azniv do livro é uma personagem linda, forte, envolvente, humana … ainda não terminei de ler, fico emocionada a cada capítulo do livro.

Olá, Marta: 

Que bom que você está se reencontrando com suas raízes , com nossa história. Eu divulguei o livro várias vezes, embora não o tenha lido ainda. Os que já leram, ficaram emocionados como você. Estou lendo 10 livros ao mesmo tempo… 

que ficam na minha cabeceira. Todos começados por curiosidade. Continuo curtindo, daí que não consigo acrescentar outros, por enquanto. Gostei dos seus comentários. Vou inseri-los no Informativo. Você gostaria de completar com mais algumas observações?

**Clique aqui e leia a entrevista que Luis Carlos Magaldi concedeu ao Portal Estação Armênia sobre seu romance, “O grito do cordeiro”.

 

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário