Da RedaçãoTudo

Moradores de Vardenis sem ajuda após tempestade

No ultimo dia 29 de junho uma forte tempestade atingiu a região de Gegharkunik, localizada na cidade de Vartenis (sudeste da Armênia, a 170 quilometros da capital Yerevan). O resultado da incomum tormenta deixou dezenas de imóveis destelhados, carros destruídos, além de árvores arrancadas pela raiz. O abastecimento de eletricidade e gás também foram interrompidos.

Moradores dizem que essa foi a pior tempestade dos últimos cinquenta anos na região. Uma garota de 27 anos quebrou o pescoço após o desabamento de um telhado. Felizmente não foi registrada nenhuma vítima fatal.

O prefeito de Vardenis, Volodia Khloyan, está em viagem pela França e até o momento nenhuma autoridade emitiu nota oficial nem informou previsão de ajuda à população local.

Segundo o site Shamshyann.com, duas pessoas que se identificaram como funcionários do município foram até a região e apenas observaram o rastro de destruição deixado pela força da natureza. A população se revoltou com o descaso e protestou em frente à prefeitura da cidade, além de realizar o bloqueio da principal estrada da cidade.

Os manifestantes exigem auxílio imediato das autoridades, inclusive cobrando diretamente o primeiro-ministro Hovik Abrahamyan. Segundo algumas testemunhas, os manifestantes foram intimidados por policias que exigiam o fim do protesto. Os moradores foram orientados para que voltassem para suas casas, caso contrário teriam seus nomes incluídos em uma lista negra e não receberiam ajuda do governo.

Os moradores da região estão trabalhando em mutirões para melhor a situação enquanto aguardam uma postura oficial de ajuda dos governantes.

Abaixo, veja algumas fotos enviadas por uma colaboradora da região que prefere manter seu nome no anonimato:

 

Nos vídeos abaixo, veja a destruição causada pela tempestade.

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário