Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Governo americano aprova lei que obriga Turquia a devolver igrejas usurpadas

PanArmenian
180250A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos aprovou uma medida de liberdade religiosa poderosa considerando a Turquia responsável pelo retorno de milhares de locais sagrados cristãos roubados e incitando a abertura imediata do Seminário Teológico Halki, informou o Comitê Nacional Armênio da América (ANCA).

O presidente do Comitê Ed Royce (R-CA) e democrata Eliot Engel (D-NY) lideraram o esforço que recebeu um amplo apoio bipartidário, apesar de uma campanha de último minuto liderada por lobistas pró-Turquia para estripar a medida. Uma versão alterada da HR 4347 foi aprovada em votação.

“Os americanos de herança armênia, grega e assíria – os descendentes daqueles submetidos ao Genocídio pela Turquia Otomana entre 1915 e 1923 e cujas igrejas continuam a ser mantidas em cativeiro pelo governo turco – juntam-se com amigos de todos os credos em acolher a aprovação do Comitê do Ato de Responsabilidade de Royce -Engel sobre as Igrejas Cristãs na Turquia”, disse o presidente da ANCA Ken Hachikian. “A adoção desta medida mostra um sinal forte à Ancara que deve parar a sua conduta anti-cristã e a chegar a um acordo com a suas obrigações morais, materiais e legais para com os armênios, sírios, os cipriotas, pônticos, e outras vítimas dos crimes do genocídio turco que ainda estão impunes”.

Introduzido em março deste ano pelo presidente Royce junto com democrata Eliot Engel (D-NY), a HR 4347 exigiria que o Departamento de Estado dos EUA formalmente reportasse ao Congresso uma base anual sobre o estado de retorno das igrejas cristãs roubadas na Turquia e propriedades do Chipre ocupadas. A HR 4347 baseia-se em uma medida (H.Res.306), liderada pelo presidente Royce e pelo democrata do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara Howard Berman (D-CA), que foi esmagadoramente aprovada pela Câmara dos Deputados em 13 de dezembro de 2011. Essa resolução definiu as bases da HR4347, que impele o governo da Turquia a honrar suas obrigações internacionais ao devolver as propriedades confiscadas de igrejas cristãs e a respeitar plenamente os direitos dos cristãos na prática de suas crenças.

Nos dias que antecederam a votação, o ANCA trabalhou em estreita colaboração com os líderes religiosos americanos armênios e grupos norte-americanos, incluindo o Conselho de Liderança Helênica Americana (HALC), Associação de Educação Helênica Americana e Progressista (AHEPA), Instituto Helênico Americano (IAH) e Conselho Helênico Americano (AHC) para garantir a aprovação da medida no Comitê.

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais

Deixe um comentário