Da RedaçãoTudo

Bairro Armênio de Nor Kyugh em Alepo é declarada zona de desastre humanitário

Asbarez e fontes combinadas

haleb-11ALEPO – O lançamento continuo de foguetes e bombas caseiras por forças rebeldes na direção do bairro armênio de Nor Kyugh em Alepo forçou as autoridades a declarar a área como uma zona de desastre e ameaça definitivamente a sobrevivência da comunidade armênia da cidade.

As Agências de Notícias informam as forças rebeldes declaradamente formadas mercenários turcos ou membros de grupos islâmicos radicais, continuam nas cercanias de Nor Kyugh , pondo em perigo os civis e causando destruição massiva. Edifícios residenciais foram destruídas e alguns parcialmente demolidos, enquanto centros comunitários armênios e empresas locais foram danificadas pelos bombardeios resultando no seu fechamento.

Muitos moradores estão fugindo do bairro, alguns indo em direção à cidade costeira de Latakia , que já está transbordando de refugiados armênios oriundos de Kessab , fugindo dos ataques de facções da Al Qaeda no início de março deste ano. Outros habitantes estão buscando refúgio em outras partes do Alepo que não estão atualmente sob fogo. Existem famílias que estão refugiadas nos pátios e dependências da Igreja de São Gregorio Iluminador que também foi atacada no no início desta semana pelos rebeldes mercenários.

A preocupação é ainda maior já que importantes instituições da comunidade armênia também sofreram danos pesados , entre eles o tradicional Liceu Karen Jeppe e as escolas Zavarian e Sahakian , além da Igreja Católica Armênia da Santíssima Trindade a Escola Zvartnots , a gráfica Arevelk , bem como o ambulatório médico da Prelazia da Igreja Apostólica. Muitas empresas, lojas e residências de armênios sofreram destruição total ou parcial, tornando a vida insuportável para os cidadãos da cidade.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário