Da RedaçãoTudo

Notícia de última hora: Moção de reconhecimento do genocídio armênio é aprovada no senado dos EUA

Via Armenian Weekly

(Washington DC) Pela primeira vez em quase 25 anos, um comitê do Senado dos EUA aprovou hoje uma resolução sobre o genocídio armênio, invocando o Senado a relembrar este crime e encorajando o presidente americano a garantir que a política externa dos Estados Unidos reflita e reforçe as lições, os documentos nos registros dos EUA, do genocídio ainda impune, informou o Comitê Nacional Armênio da América (ANCA).

O placar de 12 a 5, a favor do reconhecimento, mostra uma enorme possibilidade de avanço em busca do reconhecimento oficial e completo.

A votação de hoje afirma o compromisso dos Estados Unidos com a verdade, trata um sério revés para a campanha de negação do genocídio dos armênios por parte da Turquia, e envia uma mensagem clara ao presidente Obama, em que ele deve acabar com a cumplicidade de sua administração no encobrimento deste crime por Ankara (capital da Turquia)“, disse Aram Hamparian, diretor executivo da ANCA.

Menendez-1Hamparian ainda fez uma menção a Robert Menendez: “Agradecemos o presidente Menendez por sua poderosa liderança e expressar os nossos agradecimentos a cada um dos senadores que votaram para esta medida os direitos humanos.

O Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Robert Menendez (D-NJ) liderou o esforço para ter este influente painel para falar de política externa, relembrando que foi uma ação planejada e executada sistematicamente pelo Governo turco Otomano, entre 1915-1923, o que resultou na morte de mais de 1,5 milhões de homens, mulheres e crianças armênias.

O Senador Menendez anunciou a votação, onde ele disse aos seus colegas e participantes, “Para mim e para todos os homens e mulheres de boa vontade, eu acho que é uma simples instrução, pois genocídio é genocídio, e você não pode chamá-lo de qualquer outra coisa e deve haver o reconhecimento deste fato. No próximo ano, quando marcamos um século de c que os armênios foram mortos pela Turquia otomana, parece-me que com a maioria dos sobreviventes se foi, mas é extremamente importante para nós liderarmos globalmente neste momento.

Para mais informações sobre a votação histórica, visite a página ANCA no Facebook em http://www.anca.org/Facebook ou o site da ANCA em  www.anca.org

Matérias Relacionadas
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Genocídio Armênio

Novo seriado da Disney cita Genocídio Armênio

O novo seriado da Disney+ Cavaleiro da Lua (Moon Knight) citou em uma cena de seu primeiro episódio…
Leia mais
Da Redação

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condena Azerbaijão por violar o direito à vida de armênios

Fontes : Diario Armenia Em duas sentenças emitidas no último dia 4 de…
Leia mais

3 Comentários

Deixe um comentário