Da RedaçãoTudo

Morre ícone armênio, o maestro Aram Gharabekian

Asbarez

gharabekianO renomado maestro e ex-diretor da Orquestra de Câmara Nacional da Armênia, Aram Gharabekian, faleceu na última sexta-feira, 10 de Janeiro, após um ataque cardíaco. Ele tinha 58 anos.

Nascido em 1955, formou-se na New England Conservatory em Boston com mestrado em Composição, e continuou seus estudos de pós-graduação em Fenomenologia Musical na Universidade de Mainz, Alemanha. Estudou regência com Franco Ferrara, na Itália, e em 1979 tornou-se um dos poucos alunos do lendário Sergiu Celibidache na Alemanha. Ele também conseguiu uma bolsa para estudar composição e regência com Jacob Druckman e Leonard Bernstein na Tanglewood Music Center, em Massachusetts.

De 1997 até 2010 Gharabekian atuou como Diretor Musical da Orquestra de Câmara Nacional da Armênia, levando o conjunto, aclamado pela crítica, em excursões para a Grécia, Emirados Árabes, Chipre, Suíça, Inglaterra, Rússia, Líbano, Geórgia, Alemanha, França, Canadá e os EUA, onde, em 2001, fizeram sua estreia no Lincoln Center como parte de sua segunda turnê norte-americana.

Em 1983 Gharabekian fundava a Orquestra de Câmara de Sinfonova em Boston e serviu como seu principal condutor até 1991.

Gharabekian lançou seu próprio festival de música internacional, a Open Music Fest, em 2009. Realizada em Yerevan, Armênia, e com uma grande diversidade de gêneros. A Open Music Fest foi saudada como uma plataforma única para a colaboração artística e performances extraordinárias de obras recém lançadas.

188974Mais recentemente, Gharabekian foi o maestro e diretor artístico da Fundação Open Society Music, uma organização de artes multifacetada dedicada a promover a excelência musical, que abriu uma base em Los Angeles este mês.

Em 2012, Gharabekian e sua Orquestra Aberta de Música receberam elogios entusiasmados por seu desempenho na cerimônia da chegada da nave espacial Endeavor no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

Gharabekian recebeu inúmeros prêmios de prestígio, incluindo uma proclamação especial por parte do Congresso dos Estados Unidos, Medalha Presidencial da Armênia de Honra, o Prêmio Wulsin Lucien, o Prêmio ASCAP , um diploma especial pelo ECO-ETNO-FOLK Film Festival (Bucareste, Roménia) pelo DVD de um concerto ao ar livre gravado no antigo templo Garni, na Armênia , e Prêmio Melhor Performance Musical da Associação de Harvard.

Gharabekian também ganhou elogios por conduzir como convidado várias orquestras , incluindo a Sinfonietta München, o Zagreb Philharmonic, Ukrainian National Symphony Orchestra, Ukrainian Radio and Television Symphony Orchestra, Lvov Philharmonic, Fresno Philharmonic, Orquestra Sinfônica de Shreveport, Zhejiang Orquestra Sinfônica e a Filarmônica Armênia.

Gharabekian será sempre lembrado por sua mãe, irmã, tios, primos, sobrinhos, assim como seus amigos e a legião de fãs leais em todo o mundo.

Sovmestnoe vistouplenie Sergeya Khachatryana(skripka) i NCOA.
.

Matérias Relacionadas
EventosTudo

Maestro Alexey Kurkdjian laureado Comendador do Mérito Cultural Carlos Gomes

No último dia 30 de julho, o Maestro Alexey Kurkdjian foi laureado Comendador em outorga da…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Homenagem: TV Senado exibe concertos do maestro Aram Gharabekian

O renomado maestro armênio Aram Gharabekian, falecido em janeiro deste ano, ganhará uma…
Leia mais
EntrevistasTudo

Entrevista: Maestro Alexey Kurkdjian

Alexey Kurkdjian, natural do Rio de Janeiro, é maestro, multi-instrumentista e descendente de…
Leia mais

Deixe um comentário