EventosTudo

123 anos do Tashnagtsutiun em São Paulo: Festa uniu cultura e política

Enguer YervantO Tro-Gomideh de São Paulo da Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun brindou a  comunidade armênia do Brasil com uma festa muito especial abrilhantada pela presença da Cônsul-Geral Honorária da República da Armênia em São Paulo, Sra. Hilda Dirouhy Burmaian e pelo convidado e orador oficial Khatchik Der Ghougassian, vindo de Buenos Aires, Argentina.

Centenas de compatriotas, simpatizantes, membros das entidades co-irmãs, representantes de diversas instituições civis e religiosas e as fileiras do Tashnagtsutiun estiveram presentes para comemorar o aniversário dessa importante organização armênia.

O evento foi marcado também pela afluência da juventude que mais uma vez são a prova da continuidade da luta e por um futuro melhor para toda a nação armênia.

O mestre-de-cerimônias, enguer Yervant Tamdjian, abriu a parte solene convocando os presentes a renderem suas homenagens aos armênios que morreram no terremoto de 1988 com um minuto de silêncio.

Na abertura foi convidado ao palco Hayr Nareg Berberian que deixou uma mensagem em prol da participação ativa e massiva na vida comunitária e deu sua benção aos presentes. 

Nareg

Hayr Nareg Berberian

Em seguida a palavra foi concedida ao enguer Armen Kevork Pamboukdjian que dirigiu uma mensagem especial aos jovens, exortando-os  a continuar a luta pelos direitos humanos e pela justiça fazendo referência à história, o presente e o futuro do Tashnagtsutiun.

kilikia boaAo longo da noite as apresentações do Grupo de Danças Típicas Armênias Kilikia do Hamazkayn de São Paulo empolgaram os presentes. As bailarinas apresentaram seu novo figurino elaborado com elementos marcantes da cultura armênia.

Em nome do Tro – Gomideh tomou a palavra do enguer Sarkis Kalaydjian que fez um importante pronunciamento sobre os valores do partido Tashnagtsagan e seu compromisso com a democracia e a defesa da justiça social em todos os campos da vida política seja na Armênia ou na Diáspora.

O orador oficial da noite foi o enguer Khatchik Der Ghougassian, Presidente do Comitê Central sul-americano da Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun.

khatchik

Khatchik Der Ghougassian

Em seu discurso ele parabenizou a todos os presentes por esse importante evento e pelo maravilhoso engajamento dizendo: “A revolução não acontece só com armas, acontece também com a caneta. A revolução também acontece com trabalho, com cidadania.”.

Suas palavras lembraram a origem e a vocação revolucionária do partido.

A parte artística da festa contou com momentos muito especiais. A enguerouhy  Lia Kiledjian recitou uma ode ao Tashnagtsutiun pelos seus 123 anos de serviços prestados ininterruptamente a nação armênia. O enguer Garo Hovhannesian declamou o poema “Tught ar Yerevan“, de Antranig Tzarugian, que emocionou todos os presentes pela força das palavras e pela mensagem de luta e persistência do povo armênio.

Após o jantar, a festa ganhou um brilho ainda mais alegre com a apresentação do Duo Baghdassarian vindos diretos do Líbano para apresentar um show impar de músicas armênias com um variado repertório. Seto Baghdassarian, compositor, produtor e multi-instrumentista e Chake Baghdassarian, cantora de voz rica e pujante interpretaram músicas famosas e patrióticas do cancioneiro armênio até a alta madrugada.

A marcante noite no salão nobre do Clube Armênio foi um momento inspirador na vida comunitária.

Deixe um comentário