Da RedaçãoTudo

Presidente de Karabakh discursou no Parlamento Europeu

Via Asbarez –

 

Presidente Bako Sahakyan (centro) com Sua Santidade Aram I e a delegação da Armênia em meio à delegação europeia e armênia

Presidente Bako Sahakyan (centro) com Sua Santidade Aram I em meio à delegação europeia e armênia

O presidente de Nagorno-Karabagh (Artsakh), Bako Sahakyan participou da 3 ª Conferência dos armênios da Europa, organizada pela Federação Armênia Europeia para a Justiça e Democracia (CNA da Europa) realizada no Parlamento Europeu.

Sahakyan fez um discurso vigoroso no sentido de reiterar a vontade do povo de Karabagh de desenvolver relações com a Europa. Sahakyan abordou questões relacionadas ao processo de consolidação do aparelho estatal de Karabagh , sua política externa e o processo de resolução do conflito com o Azerbaijão, além de fazer uma clara análise das tendências geopolíticas regionais.

O discurso mostrou que o governo de Stepanakert está genuinamente interessado no desenvolvimento e fortalecimento das relações com países europeus que mantém uma relação amistosa com a Armênia. O evento, considerado um dos mais importantes do mundo armênio em geral, contou com a presença do Catholicos da Grande Casa da Cilícia Aram I, do Presidente do Parlamento da Armênia Hovik Abrahamyan , do Vice-Primeiro Ministro de Nagorno-Karabakh Arthur Aghabekyan , do ministro das Relações Exteriores de Nagorno-Karabakh Karen Mirzoyan , além de muitos membros do Parlamento Europeu.

Bako Sahakyan salientou que esses eventos são importantes para os nossos compatriotas que vivem na Europa e as organizações armênias que lá atuam. Ele sublinhou que as constantes mudanças que ocorrem no mundo ditam sempre novas necessidades e obrigam a ajustes nas relações entre Karabagh e a Diáspora. Além de manter e cimentar ainda mais os elementos de cooperação tradicional é fundamental encontrar novos rumos e fomentar novas ideias. Dentro deste contexto Bako Sahakyan considerou importante realizar um trabalho coordenado entre as organizações da diáspora, Karabagh e Armênia para o reconhecimento internacional de Nagorno Karabakh (Artsakh).

Nesse sentido Sahakyan também insistiu que é fundamental mostrar a realidade sobre Karabagh e atingir a opinião pública mundial para que todos saibam que o país é seguro e estável e em plena capacidade de desenvolvimento, sendo extremamente atrativo para projetos de investimentos estrangeiros. O líder karabaghtsi acredita ser importante responder rapidamente à política caluniosa e provocante do Azerbaijão que tenta através da desinformação desestimular possíveis investimentos de grande vulto na economia de Karabagh.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário