EsportesTudo

Armênia vence Bulgária e sonha com uma vaga na repescagem da Copa

Por Armen Kevork Pamboukdjian –

Na tarde desta sexta-feira (11) a Armênia venceu a Bulgária pelo placar de 2 a 1, com gols de Ozbiliz e Movsisyan, pelo penúltimo jogo das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2014. A torcida armênia esteve presente em peso ao estádio Vazken Sargsyan, na Capital Yerevan, no dia em que a capital da Armênia completou 2795 anos de idade.

Antes da partida, tanto Armênia quanto Bulgária ainda cultivavam chances de se classificar para a repescagem caso ganhassem o jogo de hoje e o seguinte, na semana que vem, além de contar com uma vitória da já classificada Itália hoje, mais tarde, diante da Dinamarca, uma vez que os 8 melhores segundos colocados dos 13 grupos das Eliminatórias Européias se classificam para a repescagem que dará uma vaga na Copa.

Picture 2Com esses ingredientes o primeiro tempo foi tenso de ponta a ponta. A Armênia começou buscando o gol, mas dava espaços para os búlgaros no contra-ataque. A primeira etapa foi assim, até o último minuto quando o zagueiro búlgaro Bodurov cometeu falta na entrada de sua área e tomou o cartão vermelho. A Bulgária ficava com dez jogadores em campo. Na cobrança da falta, Araz Ozbiliz bateu com perfeição por cima da barreira pra abrir o placar. Armênia 1 a 0, pra alegria dos fãs armênios presentes ao estádio repúblicano.

A segunda etapa prometia um jogo mais calmo aos armênios, devido a superioridade numérica, tanto no placar como no número de jogadores, mas o que se viu foi uma Armênia afoita e que chegou apenas uma vez ao gol da Bulgária em 15 minutos de jogo na segunda etapa, enquanto os búlgaros assustaram o goleiro armênio Berezovsky por pelo menos 3 vezes em pouco mais de 10 minutos.

Aos 60 minutos o castigo veio com uma falta marcada em favor da Bulgária, e Ivelin Popov bateu com categoria para empatar. Com a igualdade no placar, nem Armênia nem Bulgária teriam mais chances de lutar por uma vaga. A partir deste momento o jogo que já era tenso ganhou contornos dramáticos.

Entretanto, após o gol de empate, o búlgaro Dyakov recebeu o segundo cartão amarelo após cometer falta e foi expulso, deixando a seleção da Bulgária com 9 jogadores. Era a chance que a Armênia precisava para marcar o segundo gol. Porém a seleção Armênia se mostrou afobada novamente e perdia quase todas as oportunidades, até que, novamente no final do período o grito de gol ecoou pelo estádio na capital Armênia. Aos 86 minutos, Movsisyan recebeu a bola entre 2 adversários, protegeu, invadiu a àrea e deu uma cavadinha para encobrir o goleiro adversário. Armênia 2 a 1 e fim de papo.

Veja os gols do jogo:

Agora a Armênia torce para a Dinamarca não vencer os italianos no jogo de hoje. Na próxima semana a Armênia enfrenta a já classificada e poderosa seleção Italiana, fora de casa, e precisa vencer para ter chances de se classificar à fase de repescagem.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário