Home Da Redação Ossadas encontradas em Van podem ser de vítimas do Genocídio

Ossadas encontradas em Van podem ser de vítimas do Genocídio

0

Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, o site de notícias armênias Armenian Weekly divulgou uma matéria sobre ossadas encontradas na cidade de Van, historicamente ocupada por armênios, atualmente na Turquia.

skulls

 

A matéria em questão denuncia que “Caveiras e ossos, possivelmente do Genocídio Armênio, projetam se para fora do solo nas proximidades de uma escola na região de Van, citando notícia veiculada pelo jornal pro-curdo “Ozgur Gundem”.

schoolAinda segundo a reportagem, no ano passado durante a construção de uma escola primária na aldeia de Dağyöre (antigamente conhecida como Lli), localizada no distrito de Gevaş (nome turco para a localidade de Vosdan), foi descoberta uma vala comum que especialistas acreditam que seja de vítimas do genocídio armênio.

Os ossos ainda estão no mesmo local até hoje. Moradores relataram  que a vala comum provavelmente é de armênios que viviam na aldeia há cerca de um século.  Antes do Genocídio Armênio, o censo do Império Otomano observava 21 famílias armênias habitando a região de Lli/Dağyöre.

Restos mortais de armênios podem ser encontrados até hoje em localidades próximas ao deserto de Der-El-Zor, na Síria, onde há atualmente um museu e um memorial às vítimas dos massacres. Contudo, a região tem sido seriamente afetada pelo conflito naquele país e os lugares armênios não estão passando incólumes.

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *