Home Da Redação Morre dramaturgo e ativista, Sos Sargsyan
0

Morre dramaturgo e ativista, Sos Sargsyan

0

Fonte: Asbarez
Sos_Sargsyan-2Faleceu no último dia 26 em Yerevan, capital da Armênia, o renomado ator, dramaturgo e ativista político Sos Sargsyan. Ele tinha 84 anos. Sargsyan nasceu em Stevanavan, na Região Lori e se mudou para Yerevan em 1948 e trabalhando como ator no Teatro da Juventude Armênia.

Ele se formou Escola de Belas Artes e no Instituto de Teatro em 1954. Ao longo de sua brilhante carreira, Sargsyan atuou em 20 filmes armênios e trabalhou no cinema russo, notadamente, Solaris de 1972 dirigido por Andrei Tarkovsky. Em 1992 ele criou e dirigiu até seus últimos dias o Teatro Hamazkayin de Yerevan. Entre 1997 e 2005 ele foi o diretor de Yerevan Instituto de Teatro e Cinema de Yerevan. Em 2000 Sos Sargsyan recebeu a mais alta comenda da Igreja Apostólica Armênia das mão de Sua Santidade Karekin II.

A medalha Sahag-Mesrob foi um reconhecimento aos 70 anos do extraordinário ator Após a independência da Armênia Sargsyan também desempenhou um papel crucial na vida política do país como um ativista e intelectual. Ele foi o primeiro candidato a Presidência pela Federação Revolucionária Armênia-Tashnagtsutiun depois que o partido ficou 70 anos no exílio durante a era soviética. Em 2009 ele foi eleito para o parlamento como membro do bloco Tashnagtsagan.

IMG_8473_ts1323262137

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *