EventosTudo

Museu Histórico do Pará terá exposição baseada em tradições da Armênia

G1
Ana LuizaA exposição “Culpa de ser / culpa de não ser” da artista paulista Ana Luiza Kalaydjian abre na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), em Belém. A mostra será montada na sala Manoel Pastana e a entrada franca.

A mostra é um desdobramento da performance Café por Leitura, que consiste em estabelecer uma estreita comunicação com o outro, uma construção de relacionamentos de intimidades com as pessoas. Esta performance faz parte do projeto ‘É crédito ou débito?’ e foi realizada em novembro de 2010, junho e outubro de 2011 e maio de 2012.

As obras têm como conceito a pintura intitulada “O artista e sua mãe”, do artista armênio Arshile Gork. Nela, Ana Luiza utiliza diversos tipos de linguagens, como xícaras de café transbordando, histórias pessoais relatadas em fones de ouvidos, um vídeo onde a própria artista passa farinha em seu rosto, autorretratos e caixas onde são guardados objetos que trazem memórias e recordações.

“As referências históricas e o confronto com a herança da tradição são um traço presente nas minhas criações. Desde os anos 90 desenvolvo meu trabalho a partir de questões relacionadas às tradições armênias, abordando memórias individuais e expandido-as para memórias coletivas”, explica Ana.

O conjunto de trabalhos propostos para a exposição “Culpa de ser / culpa de não ser” apresenta as várias formas de se afirmar uma identidade, desde o processo de construção dos trabalhos até as ações da artista para reunir histórias e, segundo ela, fornece o material necessário para um olhar particular na procura do “eu” ou de “si mesmo”. Esta é a segunda vez que Ana Kalaydjian expõe em Belém. A exposição já foi vista em São Paulo e Curitiba.

Abertura da exposição “Culpa de ser / culpa de não ser”, da artista Ana Kalaydjian, ocorre na próxima quinta-feira (29), às 19h, na Sala Manoel Pastana do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), localizado no Palácio Lauro Sodré, na Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha. Entrada franca. Informações: (91) 4009-9812 / 9331.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário