EventosTudo

Os 6 anos que mudaram o mundo Armênio: Palestra do Fundo Armênia Brasil

O Fundo Armênia traz ao Brasil Migirdic Migirdicyan diretamente de Toronto Canadá para esse importante evento.

 

MgrditchA Comunidade Armênia de São Paulo vai ter a oportunidade de entender ainda mais a realidade de Artsakh/Karabagh no próximo dia 25 de agosto às 17 horas no Clube Armênio quando o Presidente do Fundo Armênia Filial Toronto, Sr. Migirdic Migirdicyan, vai apresentar uma importante abordagem dos trabalhos da instituição.

 Nascido em Istambul, estudou no Colégio Armênio Mekhitarian e no Robert College da mesma cidade, graduando-se em Engenharia Mecânica. Especialista em softwares trabalhou na Alemanha e depois muda-se definitivamente para o Canadá. Ele é o criador da primeira fonte em alfabeto armênio para o para editor de texto de computadores.

Sempre ligado a vida armênia, é membro do Conselho do Zoryan Institute do Canadá e desde 1993 é um dos fundadores e Presidente do Fundo Armênia – Filial Toronto.

Durante o conflito de Karabagh esteve diversas vezes nas regiões mais afetadas pela guerra criando laços muito fortes com o povo de Artsakh.

Em reconhecimento aos vários anos de trabalho e dedicação em prol de Karabakh, Sr. Migirdicyan foi agraciado com três medalhas presidenciais. E a medalha recebida em 2009, que traz o nome de Vatchagan Barebachd, um dos reis de Artsakh no século VI d.C., é o mais significativo, pois esta medalha costuma ser oferecida aos nativos de Karabakh, e ele foi o primeiro armênio da Diáspora a merecê-la. 

O evento, além da sua importância natural, terá disponibilidade de 150 equipamentos para tradução simultânea.

Lembre-se: Sábado, dia 25 de agosto às 17 horas no Clube Armênio.

 

Sobre Nagorno Karabakh (Artsakh)

Nagorno Karabakh é uma região autonoma com maioria da população armênia. Em 1921 quando Armênia e Azerbaijão passaram a fazer parte do bloco sovético, Joseph Stalin anexou a região historicamente armênia ao Azerbaijão. O conflito entre os dois países explodiu quando ambos ainda eram repúblicas soviéticas e remonta ao ano de 1988. A guerra foi provocada em partes pela limpeza étnica realizada pelos azeris contra os armênios em Sumgait e pelo declínio da União Soviética, quando os armênios viram a possibilidade de reaver suas terras ancestrais.

A Guerra de Karabakh foi travada entre 1991 (quando a República de Nagorno-Karabakh foi proclamada) a 1994, quando um cessar-fogo foi selado pela Armênia, NKR e Azerbaijão). A maior parte de Nagorno Karabakh é uma zona de segurança que consiste em sete regiões que estão sob controle do exército de defesa da república. Desde 1992, Armênia e Azerbaijão mantém conversações de paz mediadas pelo Grupo Minsk da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) dirigido conjuntamente pela Rússia, França e Estados Unidos.

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário