Tudo

Entenda os desdobramentos do requerimento 285/2013 da Câmara Federal

Brazil Azerbaijão

Nas últimas semanas o recém-formado Observatório de Causa Armênia do CNA – BRASIL acompanhou de perto os desdobramentos do requerimento 285/2013 (anti-armênio) já conhecido dos nossos leitores. 

Aqui vai um resumo dos acontecimentos para recapitulação.

Histórico:

Início de junho: 
Os Deputados Claudio Cajado DEM-BA e Nelson Pellegrino PT-BA, estiveram no Azerbaijão representando a Câmara Federal em um evento da ONU. Lá eles tiveram encontros com as autoridades azerbaijanas inclusive membros do alto escalão da política externa daquele país.

Ao retornarem ao Brasil os Srs. Deputados apresentaram o requerimento 285/2013 onde o Brasil apoiaria o Azerbaijão exigindo às instâncias competentes a retirada de “tropas das forças armadas da Armênia” além do repatriamento de “mais de um milhão de azerbaijanos” expulsos da região de Karabagh. 

O Portal Estação Armênia iniciou uma campanha para informar os senhores deputados dos graves erros e incongruências que o requerimento apresentava.  A Comunidade Armênia e a Embaixada Armênia em Brasília iniciaram um intenso trabalho para reverter tal situação. 

04/06 – O requerimento vai para a pauta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal. 

05/06 – O requerimento é apresentado pela mesa da Comissão mais um intenso e produtivo debate sustentado pelos deputados, destacando-se o Deputado Walter Feldman –PSDB – SP levou os autores a retirar o mesmo da pauta já que existiam demandas apresentadas pelo governo da Armênia através da Embaixada armênia em Brasília.

06/06 – O Portal Estação Armênia reforça uma campanha de envio de e-mails aos autores do requerimento bem como aos membros paulistas da comissão alertando sobre a enorme injustiça que estava se cometendo.

07/06 a 30/06 –  
A Embaixada Armênia em Brasília desempenha um papel importante no sentido de prestar esclarecimento para que o referido requerimento não fosse apresentado já que ele era totalmente destoante dos parâmetros da política internacional para esse tema específico.

03/07
O requerimento é apresentado mais uma vez na pauta da Comissão de Relações Exteriores e mais uma vez o Deputado Walter Feldman pondera que esse tipo de solicitação não condiz com a tradição nem com a atividade diplomática brasileira pautada pela equidade entre as nações. Os autores retiram mais uma vez o requerimento da pauta.

04 a 09/07
O trabalho incessante da Embaixada Armênia em Brasília e o apoio da nova direção do CNA- BRASIL conseguem um avanço nos esclarecimentos sobre o assunto para a Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal. O requerimento é redigido com um novo teor muito mais imparcial porém ainda apresenta dados extemporâneos quando recorre a resoluções da ONU de 1993 que não sustentam mais as negociações em busca da solução entre Armênia e Azerbaijão, que hoje está sendo encabeçada pelo Grupo de Minsk formado por EUA, França e Rússia.

10/07 
O requerimento é apresentado mais uma vez na Comissão de Relações Exteriores da Câmara com uma redação diferente como vimos. A reunião está dominada pela questão da espionagem dos EUA e os temas vão sofrendo mudança de posição na pauta. O deputado Emanuel Fernandes PSDB –SP solicita em nome do deputado Walter Feldman, em viagem pela Polônia, que esse requerimento não vá a votação. O Deputado Nelson Pellegrino concorda porém o Deputado Claudio Cajado protesta argumentando que isso não iria prejudicar a Armênia além de fazer justiça a um país amigo, no caso o Azerbaijão, que está comprando aviões da Embraer. 

O requerimento é retirado mais uma vez da pauta e vai a votação no dia 17 de julho

Para que a justiça seja feita, o Portal lança mais uma campanha de esclarecimentos aos nobres deputados. Clique aqui e faça sua parte.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário