Da RedaçãoTudo

Obras de Aram Khachaturyan são incluídas na UNESCO

Armenpress

De acordo com a decisão do Diretor Geral da UNESCO e conclusão do Comitê Consultivo Internacional, a coleção de notas manuscritas e músicas de filmes do compositor Aram Khachaturyan foi incluída no Registro de Memória do Mundo nessa quarta-feira, 18 de junho, durante sessão do comitê. A Imprensa e Relações Públicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Arménia informaram que o nome de Aram Khachaturyan figurará na mesma lista que compositores proeminentes como Beethoven, Brahms e Chopin .

2141255179673Aram Khachaturian foi um compositor armênio distinto. Ao lado de Sergei Prokofiev e Dmitri Shostakovich, Khachaturian é chamado um dos três “gigantes” da música soviética. As obras de Khachaturian eram muitas vezes influenciadas pela música clássica europeia e música folclórica armênia.

As obras de Khachaturian abrangem uma ampla gama de tipos musicais, incluindo balés, sinfonias, concertos e inúmeras trilhas sonoras.

As obras de Khachaturian incluem concertos para violino (algumas vezes ouvidas em um arranjo sancionado para flauta), violoncelo e piano, bem como concerto-rapsódias para os mesmos instrumentos. Estes três concertos foram escritos para os membros de um renomado trio de piano soviético, que tocaram juntos de 1941 até 1963: David Oistrakh, violino; Sviatoslav Knushevitsky, violoncelo; Lev Oborin, piano. O piano de concerto originalmente incluía uma primeira parte para o flexatone, e foi o seu primeiro trabalho a ganhar o reconhecimento no Ocidente. As três sinfonias de Khachaturians são obras variadas, com a terceira parte contendo quinze trompetes e órgão. As obras de maior escala do compositor são os ballets Spartacusand Gayane, os quais contêm a música mais conhecida de Khachaturian, com Gayane apresentando em seu ato final, com a sua música mais famosa, a “Dança do Sabre”.

Ele também escreveu vários trabalhos solo de piano, incluindo a Toccata em mi bemol menor, e dois álbuns de música para crianças (Opp. 62 e 100). Álbum Infantil, Livro 1, publicado pela primeira vez em 1947, contém uma Andantino suave e melódica original composta em 1926, esta peça é comumente conhecido como Ivan Canta, que decorre a partir de oito de dez peças originalmente sendo coletados como Aventuras de Ivan. Álbum Infantil, Livro 2, publicado pela primeira vez em 1964, inclui uma fuga composta em 1928, e uma peça programática acelerada intitulada Duas Tias Engraçadas Discutem que também é traduzido como Duas Senhoras Fofocando. Ele também compôs algumas músicas para filmes e música incidental para peças, tais como a produção de 1941 Masquerade de Mikhail Lermontov, a “Waltz”, que foi realizada e registrada várias vezes.

A qualidade cinematográfica de sua música para Spartacus foi claramente vista quando o “Adagio de Spartacus e da Frígia” foi usada como tema para uma série de drama popular da BBC, The Line Onedin, durante os anos 1970. Desde então, tornou-se uma das mais populares de todas as peças clássicas para o público do Reino Unido. A Roda da Fortuna de Joel Coen também é música de destaque de Spartacus e Gayane (incluindo o ” Dança do Sabre “). “Adagio” de Gayane foi usado no filme de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisséia no Espaço e Jogos Patrióticos, entre outros filmes. Ele também foi o compositor do hino do Estado da República Socialista Soviética da Armênia, cuja melodia é uma das cinco opções atuais para se tornar o próximo hino do estado da Armênia. O clímax de Spartacus também foi usado em Calígula e em A Era do Gelo 2.

Deixe um comentário