Da RedaçãoGenocídio Armênio

O escritor turco Orhan Pamuk faz palestras em São Paulo

Orhan Pamuk, escritor turco laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2006 está no Brasil para uma série de palestras e conferências.

Terça-feira (06/12) a tarde, ele esteve no auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie a fim de participar de um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura daquela instituição.

O escritor e ativista dos Direitos Humanos focou sua fala em responder as perguntas lançadas pelos estudiosos de sua obra, não tocando em assuntos mais delicados como a repressão e censura na Turquia, sobretudo através do artigo 301 do Código Penal turco, que estabelece que aquele que ofende a nação turca está passível de punição. Esse mecanismo jurídico vitimou vários intelectuais que levantaram a voz para relembrar a história e os direitos dos armênios, como Elif Shafak, Taner Akçam, Hrant Dink e o próprio Orhan Pamuk.

A equipe do Estação Armênia esteve na conferência de Pamuk. O autor, porém, não se mostrou disposto a atender os presentes. Contudo, o jovem Bruno Nercessian conseguiu entregar ao escritor turco uma cópia do livreto “Veredito – o crime do silêncio: genocídio armênio” e exprimir em algumas palavras a admiração que a coletividade armênia tem pela coragem de Pamuk em reconhecer o genocídio armênio.

Deixe um comentário