Home Da Redação Unesco lista (equivocadamente) Herisé como prato da cozinha turca
1

Unesco lista (equivocadamente) Herisé como prato da cozinha turca

1

Um dos pratos mais populares da Cozinha armênia o Herisé, apareceu esta semana na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO como um prato nacional turco chamado Keshkesk.  A notícia indignou muita gente na Armênia.

 Sedrak Mamulyan da ONG de Desenvolvimento e Preservação das Tradições da Culinária armênia diz que o Herisé não pode, de maneira alguma ser turco. “Tivemos dois tipos de Herisé: o Herisé e o Kashika, que foi transformado por turcos em Keshkesh Kashika, e é cozido em um tonir (forno de barro cilíndrico), e o fato de só os armênios terem em seu solo o tal forno, exclui a possibilidade de que este prato seja turco”. “Turcos nunca tiveram esse tipo de forno”, completou.  

 Kashika é carne de carneiro (ou frango) e trigo cozido em conjunto em um frasco em um forno semi-enterrado ou embutido no solo (o calor é tradicionalmente gerado pelo carvão ou lenha, queima dentro do Tonir, expondo assim o alimento ao fogo dando um gosto peculiar, enquanto Herisé é cozido em fornos acima do solo, e tem que ser mexido constantemente (por horas) até que esteja cozido.

 O nome “Herisé” deriva da palavra armênio para agitar “Harel” diz Mamulyan. E complementa ainda que os armênios pagãos fizeram esse tonirs (fornos) em semelhança com o sol poente  que vai em direção ao chão” e mulheres armênias se curvaram mesmo à esse fornos antes mesmo de começar a assar o pão ou cozinhar algo nele.  

A “Tonir Fest” será realizada no próximo verão, em 11 de agosto, para o feriado Navasart (o velho “Ano Novo” armênio, que foi dedicada aos deuses pagãos), com pratos cozidos neste antepassado do forno moderno. 

Fonte: Armenia Now 

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Comment(1)

  1. A titulo de esclarecimento, para quem não sabe vai ficar sabendo:

    Quando minha avó fazia Herisé dizia ela que nós iamos almoçar a comida
    que nosso Senhor Jesus Cristo comia.
    Posto isso para os turcos, que não conhecem e não sabem nada a respeito. O que eles sabem é viver de MENTIRAS e enganar os outros.

    Obs:. Na época minha avó acordava as 4 horas da manhã para ficar batendo
    a carne junto com o trigo até virar uma pasta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *