Da Redação

Unesco lista (equivocadamente) Herisé como prato da cozinha turca

Um dos pratos mais populares da Cozinha armênia o Herisé, apareceu esta semana na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO como um prato nacional turco chamado Keshkesk.  A notícia indignou muita gente na Armênia.

 Sedrak Mamulyan da ONG de Desenvolvimento e Preservação das Tradições da Culinária armênia diz que o Herisé não pode, de maneira alguma ser turco. “Tivemos dois tipos de Herisé: o Herisé e o Kashika, que foi transformado por turcos em Keshkesh Kashika, e é cozido em um tonir (forno de barro cilíndrico), e o fato de só os armênios terem em seu solo o tal forno, exclui a possibilidade de que este prato seja turco”. “Turcos nunca tiveram esse tipo de forno”, completou.  

 Kashika é carne de carneiro (ou frango) e trigo cozido em conjunto em um frasco em um forno semi-enterrado ou embutido no solo (o calor é tradicionalmente gerado pelo carvão ou lenha, queima dentro do Tonir, expondo assim o alimento ao fogo dando um gosto peculiar, enquanto Herisé é cozido em fornos acima do solo, e tem que ser mexido constantemente (por horas) até que esteja cozido.

 O nome “Herisé” deriva da palavra armênio para agitar “Harel” diz Mamulyan. E complementa ainda que os armênios pagãos fizeram esse tonirs (fornos) em semelhança com o sol poente  que vai em direção ao chão” e mulheres armênias se curvaram mesmo à esse fornos antes mesmo de começar a assar o pão ou cozinhar algo nele.  

A “Tonir Fest” será realizada no próximo verão, em 11 de agosto, para o feriado Navasart (o velho “Ano Novo” armênio, que foi dedicada aos deuses pagãos), com pratos cozidos neste antepassado do forno moderno. 

Fonte: Armenia Now 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

1 Comentário

Deixe um comentário