Home Da Redação Possível acordo em Karabakh, diz Sarkisian
0

Possível acordo em Karabakh, diz Sarkisian

0

Asbarez

Comentando sobre os resultados da reunião de sábado passado com o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev, o presidente armênio Sarkisian na quinta-feira disse que seria possível chegar a um acordo sobre os princípios básicos do conflito de Karabakh.

“Uma semana atrás eu teria dito que não havia nenhum resultado – nenhum movimento positivo. Mas depois da reunião em Sochi, podemos dizer que há um certo progresso na posição do Azerbaijão “, disse Sarkisian durante uma reunião de representantes da comunidade armênia em Riga, Lativia.

“Eu acho que vai ser possível chegar a um acordo sobre os princípios da resolução do conflito de Karabakh num futuro próximo “, disse o presidente, explicando que ele estava se referindo aos três princípios básicos – não-uso da força ou a ameaça de força, integridade territorial e autodeterminação.

“Depois de chegar a um acordo sobre esses princípios, será possível entrar numa nova fase de negociações e discutir os detalhes”, acrescentou Sarkisian, observando que o acordo de princípios foi apenas o início das conversações.

Ele também discutiu o processo de reaproximação da Turquia-Armênia, reiterando a posição da Armênia que nenhum pré-requisito será aceitável. Ele acrescentou que não houve progresso, dizendo “este é o caso em que nenhum resultado é também um resultado.”

“Nem todo mundo está convencido de que não devemos ser culpados por uma ausência de relações com a Turquia”, disse Sarkisian.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *