Da Redação

Na Turquia, intelectuais protestam contra prisão de Zarokolu

Via Hurryet Daily News

 

Um grupo de intelectuais fez uma manifestação em frente ao Palácio de Justiça Beşiktaş ontem para protestar contra a recente prisão do proeminente escritor Ragip Zarakolu e do professor Busra Ersanlı por acusações relacionadas com o terrorismo.

“[Ragip Zarakolu] é uma pessoa incansável e ativista dos direitos das minorias. Até agora, sua busca pela verdade, reconciliação e justiça tem sido imparável. Este homem não merece a prisão, ele merece um prêmio Nobel”, disse Bjorn Smith-Simonsen, que emitiu um comunicado em nome da sede em Genebra da Associação Internacional de Escritores.

“[Ragip] Zarakolu é um colega honrado do P.E.N (na sigla em Inglês: poetas, dramaturgos, ensaístas, editores e romancistas) e um defensor reconhecido internacionalmente do direito de escrever e publicar livremente. Enfaticamente protesto contra sua prisão”, dizia um comunicado divulgado pela associação P.E.N americana.

Filho de Ragip Zarakolu, Sinan Zarakolu, disse em Beşiktaş que as prisões foram “arbitrárias” e notou que seu irmão, Deniz Zarakolu, também foi preso no mês passado por acusações semelhantes.

“As acusações são instáveis. Nem meu pai nem meu irmão tem alguma coisa a ver com as acusações” disse Sinan Zarakolu ao Diário Hürriyet.

Sirma Ersanlı, a irmã de Bursa Ersanlı, também disse que uma grande campanha de difamação estava sendo conduzida.

Acadêmicos da Universidade do Bósforo, uma das mais prestigiadas das instituições de ensino da Turquia, também planejam um comício em protesto contra as prisões nesta manhã.

Colaborou: Eduardo Raffi Nigohossian

Foto: Emrah GÜREL, DAILY NEWS

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário