EventosGenocídio Armênio

Palestra de Heitor Loureiro sobre os 20 anos da Independência da Armênia

Aconteceu na última quinta-feira, dia 29 de setembro, na sede da Grande Oriente de São Paulo (GOSP) uma sessão pública promovida pela Loja Maçônica Ararat (nº 4034) em homenagem ao 20º aniversário da independência da República da Armênia (1991-2011).

O evento, que contou com a presença de cerca de cem pessoas, foi presidido pelo Sr. Zacarias Mekbekian e aberto com uma palestra de um dos Diretores Executivos do Portal Estação Armênia, o Prof. Heitor Loureiro (CLEGDH/Fundación Luisa Hairabedian, Argentina) sobre a temática. Loureiro frisou a importância que teve o conflito de Nagorno-Karabakh/Artsakh para a mobilização nacional dos armênios por uma causa e assim, o fortalecimento de uma coesão popular que em 1991, desencadeou a proclamação da independência da Armênia ante à URSS.

Depois da fala de Loureiro, os integrantes da Loja Ararat prosseguiram com o evento, com um discurso do Sr. Ochin Leon Mosditchian (Fundo Nacional Armênio do Brasil) sobre este vigésimo aniversário da 3ª república armênia.

Em seguida, a Loja homenageou diversas personalidades presentes à cerimônia, como os arcepristes da Igreja Apostólica Armênia Yeznig Guzelian e Boghos Baronian, além da consulesa honorária da Armênia no Brasil, Srª. Hilda Diruy Burmanian e também aos representantes de lojas maçônicas armênias na Argentina.

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais

3 Comentários

Deixe um comentário