Home Genocídio Armênio Uruguai pode reconhecer República de Nagorno-Karabakh

Uruguai pode reconhecer República de Nagorno-Karabakh

2

Via Asbarez:

Montevidéu: Em um anúncio sem precedentes nesta sexta-feira, o Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, disse que seu governo iniciou o processo de reconhecer oficialmente o status de Nagorno-Karabakh.

“Hoje, estamos  investigando a questão [Nagorno-Karabakh] para apresentar uma posição governamental oficial sobre o problema”, disse Almagro. “Eu estou pessoalmente convencido que Nagorno-Karabakh é parte da Armênia histórica e deve ser independente e em curto-prazo, unificada à Armênia. Este é a única resolução possível para a questão em Artsakh.”

Almagro falou numa conferência na capital uruguaia organizado pelo Conselho Nacional Armênio da América do Sul e um grupo parlamentar Armênia-Uruguai, marcando o 20º aniversário da independência da Armênia e ressaltando as relações armênio-uruguaias.

O líder no parlamento da Federação Revolucionária Armênia, Vahan Hovannesian, recebeu com entusiasmo o anúncio de Almagro, chamando o fato de “inédito”:

“Pela primeira vez, um país progressista e democrático como o Uruguai expressa uma posição oficial, com reflexos nas forças políticas vigentes”, disse Hovannisian, ressaltando que este processo levará algum tempo.

 

Da redação: o Uruguai foi o primeiro país do mundo a reconhecer oficialmente o Genocídio Armênio, em 1965.

Comment(2)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *