Da Redação

Editorial do Asbarez sobre os 20 anos da independência de Artsakh

O site de notícias Armênias Asbarez publicou um editorial ontem em sua página sobre os 20 anos da independência de Artsakh. Trago aqui aos leitores do  Portal Estação Armênia uma tradução do artigo junto ao link (no final do texto) que rediciona à pagina original.

 

Boa leitura, com consciência: Hayer Miatsek !!!

O povo de Artsakh, em 02 de setembro de 1991, declarou independência da União Soviética e tornou-se a República de Nagorno-Karabakh. O povo de Artsakh junto com seus irmãos na Armênia e na Diáspora tem trabalhado duro para manter essa independência e, agora, 20 anos depois, nós, como nação, marcamos esta ocasião memorável na nossa história.

A República de Nagorno-Karabakh não foi reconhecida internacionalmente, mas nas duas últimas décadas tem sido capaz de estabelecer instituições democráticas, o Estado de direito e o respeito dos direitos humanos básicos, de uma forma que escapa até mesmo de algumas das maiores ex-repúblicas soviéticas, incluindo, muitas vezes, a Armênia. O desafio é garantir que este ritmo seja mantido e que a regra de direito e a democracia prevaleça neste estado de 20 anos de idade.

A declaração de independência em Karabakh foi nada além da expressão do princípio básico do direito de um povo à autodeterminação. Este direito fundamental está no centro de um processo mais prolongado de resolução de conflitos, em que este padrão universalmente aceito é constantemente desafiado pelo Azerbaijão, que reivindica a sua integridade territorial alegando que foi violada. Infelizmente, os mediadores internacionais, que no avanço de suas próprias agendas e em falar sobre outros casos recentes têm elogiado auto-determinação como um princípio importante para um povo expressar sua vontade, está aplicando duplos padrões e permitindo que interesses imorais substituam o mais básico dos princípios.

No entanto, isso não impediu o povo de Artsakh de avançar. Nos últimos 20 anos, Karabakh também viu o início da construção de infra-estrutura, desenvolvimento sócio-econômico e o fortalecimento das estruturas de defesa do país. E imperativo para o povo armênio, sejam eles em Karabakh, Armênia ou da diáspora, não só ajudar, mas priorizar esse processo em curso, para garantir que Karabakh, que não tem litoral e está sob constante ataque do Azerbaijão, prospere em sua busca pela liberdade e da justiça.

A guerra já havia começado a produzir os seus efeitos sobre o povo de Karabakh quando a independência foi declarada. Eles foram submetidos a bombardeamentos constantes de fortalezas Azeri dentro e fora de Karabakh e estavam travando uma batalha de vida e morte diária. Esta guerra, é claro, foi a resposta do Azerbaijão para ainda uma outra expressão de auto-determinação de Karabakh, quando em 1988, tanto em Yereva quanto em Stepanakert, armênios se levantaram para chamar para a reunificação de Karabakh com a Armênia.

É quase criminoso que, no esforço de mediação em curso para a paz e uma solução para o conflito, nenhum dos lados está se concentrando em agressão do Azerbaijão, que provocou a guerra. Os lados parecem estar focados em semântica e são guiados pelos interesses próprios de países da co-presidência da OSCE (Organização de segurança e cooperação na Europa) da Rússia, EUA e França, que têm tudo, mas esqueceram que o acordo de cessar-fogo assinado em 1994 foi entre o Azerbaijão e Nagorno-Karabakh . Hoje, no entanto, Karabakh não está na mesa de negociações como um lado do conflito e o lado do Azerbaijão é implacável em suas ameaças de retomar as operações militares.

Os princípios orientadores das negociações de paz são tendenciosos em favor do Azerbaijão e exigem Karabakh a fazer concessões que vão além, não só o espírito, mas a carta de independência do povo de Karabakh.

Karabakh autoridades exigiram um assento na mesa de negociações e prometeram que, mesmo sem o reconhecimento internacional vai avançar com a sua missão de garantir a segurança da população e segurança. A liderança Karabakh também deve lembrar aqueles que estão propondo ou fazendo concessões, considerando que o povo de Karabakh não cederá um centímetro de terra, duramente conquistada com o sangue de nossos combatentes da liberdade.

Internamente, as autoridades de Karabakh tem que ser vigilantes e criar condições para a população prosperar no país. Isto quer dizer, priorizando o fortalecimento e reforço de infra-estruturas, afim de garantir que o clima indesejável que se tornou comum em outros países em desenvolvimento, incluindo a Armênia, não eleve a sua feia cabeça em Karabakh.

Como este evento está sendo comemorado e marcado, vamos todos usar isto como um impulso para ser firmes em nossa determinação de preservar e fortalecer Artsakh. O futuro da Nação Armênia depende disso.

Original: http://asbarez.com/97964/editorial-artsakh%E2%80%99s-independence/

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário