Da RedaçãoGenocídio Armênio

Temendo UE, Turquia devolverá parte das igrejas Armênias

Várias Fontes

Temendo perder a moral no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a recente adoção da legislação no Congresso chamando a atenção para a repressão das comunidades cristãs, o Governo turco publicou um decreto neste fim de semana que retornaria aos cristãos e judeus religiosos propriedades confiscadas depois de 1936, informou o Comitê Nacional Armênio da América (ANCA). Segundo o decreto o Governo turco iria pagar uma compensação para as propriedades que foram apreendidas e posteriormente vendidas.

“O decreto de Erdogan, abertamente solicitado por votação do Congresso devido repressão da Turquia de sua minoria cristã e perdas sucessivas no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, voltaria a menos de um por cento das igrejas e propriedades eclesiásticas confiscadas durante o Genocídio Armênio e as décadas que se seguiram a isso “, disse Ken Hachikian presidente da ANCA.

“Noventa e seis anos após o Genocídio perpetrado contra os armênios, gregos e sírios, este decreto é uma cortina de fumaça para fugir das consequências muito mais amplas desses atos brutais. O ANCA vai expandir seu alcance para o Congresso e a Administração para assegurar que o Governo turco chegue a um acordo com o seu passado brutal, respeite a liberdade religiosa dos sobreviventes de comunidades cristãs e retorne os frutos de seu crime “, acrescentou.

A Associated Press informou que “as propriedades incluem antigos hospitais, orfanatos ou edifícios escolares e cemitérios. Seu retorno é uma exigência fundamental da União Europeia e uma série de processos judiciais também foi movida contra a Turquia de maioria muçulmana no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. No ano passado, o tribunal ordenou a Turquia para retornar um orfanato ao Patriarcado greco-ortodoxo “.

Especialistas da Igreja Armênia afirmam que das mais de 2.000 igrejas que serviam a comunidade armênia antes de 1915, menos de 40 estão funcionando como igrejas hoje.

O decreto Erdogan vem semanas após uma votação de 43-1 do Comitê de Assuntos Exteriores, relativa a uma alteração ao projeto de lei de autorização do Departamento de Estado, liderada pelo democrata Howard Berman Ranking e David Rep. Cicilline, pedindo o retorno das Igrejas Cristãs confiscados pelo governo turco e o fim da discriminação da Turquia contra as suas comunidades cristãs.

A União Europeia, que a Turquia se candidata à adesão, tem pressionado o paíspara aliviar ou eliminar as leis e políticas que discriminam contra os não-muçulmanos de grupos religiosos, incluindo restrições à propriedade da terra.Muitas das propriedades, incluindo escolas, hospitais, orfanatos e cemitérios, foram apreendidas depois de 1936, quando confia foram chamados para lista de seus bens, e em 1974 uma decisão separada proibiu os grupos de comprar qualquer nova propriedade real.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.

Deixe um comentário