Conheça

Conheça Gampr, o cão genuinamente armênio

O Gampr é uma raça de cão guardião de gado que tem origem nas regiões montanhosas da Armênia. Criado pela população local, seu pedigree ainda não foi reconhecido por nenhum clube canil notável ou organizações mais extravagantes mas são uma variedade distinta que tem sido objeto de intensa pesquisa genética.

A raça mudou pouco na história da de sua existência, suas variações genéticas foram promovidas por periódicos acasalamentos com lobos da região de forma espontânea e, em alguns casos, intencionais. O Gampr se diferencia por sua capacidade vital, independência, inteligência, forte instinto de auto preservação, capacidade de proteção e defesa do gado, além da do companheirismo exclusivo com os seres humanos. Sua altura pode variar de 62 a 65 cm e o peso entre 45 e 60Kg.

Em armênio a palavra Gampr significa “cão de guarda”. Não são treinados, realizam suas funções naturalmente, com o diferencial que esse cão consegue adaptar-se de forma independente e tomar uma decisão adequada. Se o cão nota que que você precisa de sua ajuda, ele vai ajuda-lo. Porém se ele entende que você não precisa de ajuda, não vai te proteger.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário