Home Cultura Respeitado enófilo brasileiro sugere que vinho tenha surgido na Armênia
0

Respeitado enófilo brasileiro sugere que vinho tenha surgido na Armênia

0

TodoVinho – Blogspot

Um dos enófilos mais respeitados do Brasil, Sérgio Inglez de Sousa publicou uma matéria em seu blog (http://todovinho.blogspot.com).

À seguir reproduzimos um trecho da matéria publicada.

Nos primeiros agrupamentos humanos no processo de sedentarização quando o desenvolvimento da cerâmica queimada proporcionou vasilhames para guarda de alimentos e bebidas, teve início ao período da descoberta acidental do vinho.

Bodega de vinho no vale (Dzor) de Vayots

O berço armênio é uma região que engloba a Geórgia, a Armênia e a parte da Turquia que circunda o Monte Ararat.

Por uma questão prática, sugeri que a descoberta o vinho ocorreu por acaso quando uma das muitas mulheres que percebeu um aroma interessante, agradável e suscitante vindo da boca de grandes jarros usados para guardar as uvas colhidas na floresta.

Com a aprovação do grupo, o fenômeno foi analisado e o vinho passou a ser feito rotineiramente para ampliar o tempo de utilização dos frutos das videiras viníferas e passou a fazer parte da alimentação das famílias.

A elaboração do vinho cresceu e se espalhou pela região e os excedentes tiveram que ser negociados e se tornaram uma forte moeda de troca que aconteceu com vizinhos cada vez mais distantes.

Quando as quantidades atingiram volumes maiores, o vinho passou a ser levado através dos rios Tigre e Eufrates para a Babilônia e terras mais distantes.

Esta presença freqüente pelos rios fez com que os Cananeus levassem o vinho para as zonas litorâneas e, finalmente, os Fenícios incluíssem o vinho de viníferas entre seus produtos comercializados além mar Mediterrâneo.

Leia mais sobre Vinhos na Armênia.

Sérgio Inglez de Sousa é autoridade no assunto, especialmente por sua dedicação ao estudo e pesquisa do vinho. Ministra cursos e dá palestras em todo o Brasil. Foi presidente da SBAV – Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, durante 2009. Membro da Confraria dos Sommeliers e do Grupo de Avaliação de Vinhos e proprietário do site TODOVINHO

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *