Da Redação

Tríplice encontro termina sem acordo sobre conflito de Artsakh

Fontes combinadas.

Foi realizada na sexta feira (24) a cimeira entre os presidentes da Armênia (Serzh Sargsyan), Rússia (Dmitri Medvédev) e Azerbaijão (Ilham Aliyev) e em Kazan, capital da república federada russa de Tartaristão. O Objetivo da reunião era de se chegar a um acordo sobre os princípios básicos e fundamentais de regularização do conflito em torno da região do Nagorno-Karabakh/ Artsakh.

Os presidentes da Armênia e do Azerbaijão manifestaram aos dirigentes da Rússia, Estados Unidos e França reconhecimento pela sua atenção para com a resolução do problema, mas o esperado acordo de paz não foi assinado.

No entanto, os lados constataram um progresso no caminho para este objetivo. Isto é afirmado numa declaração conjunta de Dmitri Medvédev, Ilham Alíev e Serzh Sargsyán.

Antes da reunião até presidente dos EUA, Barack Obama, fez telefonemas para o presidente armênio, Serzh Sargsyan e presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev para dizer que “chegou o momento para todos os lados para o conflito de Nagorno Karabakh dar um passo decisivo rumo a uma solução”.

O presidente do Azerbaijão Alyiev dizia antes da cimeira: “O envolvimento pessoal do presidente Medvedev ajuda as partes a chegar a acordo. Por isso, mostrámo-nos otimistas e achamos que se a Armênia fizer uma abordagem construtiva e mostrar vontade política para avançar, o conflito pode resolver-se rapidamente”.

O conflito de Nagorno-Karabakh/Artsakh remonta a fevereiro de 1988, quando esta região autónoma, com maioria da população armênia, anunciou a intenção de se separar do Azerbaijão. Essa posição provocou confrontos armados entre tropas armênias e azeris.

O cessar-fogo foi conseguido em maio de 1994, mas é regularmente violado por ambas as partes.

Para encontrar uma saída pacífica e negociada do conflito foi criado, em 1992, o Grupo Minsk da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), dirigido conjuntamente pela Rússia, França e Estados Unidos.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário