Da Redação

G8 emitirá declaração em conjunto sobre Nagorno Karabakh/Artsakh

PanARMENIAN.Net

Os representantes do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia) se reuniram na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), na cidade francesa de Deauville.

Entre os temas que foram discutidos, está a segurança nuclear, a crise no Oriente Médio e no Norte da África, e também a sucessão no comando do Fundo Monetário Internacional (FMI), após o afastamento do diretor-gerente Dominique Strauss-Kahn.

Durante a reunião do grupo dos 8 maiores, os presidentes Dmitry Medvedev, Barack Obama e Nicolas Sarkozy divulgaram que tem planos de emitir uma declaração trilateral na resolução do conflito de Karabakh, segundo o relato de um assessor do presidente russo, Sergei Prikhodko.

“A Rússia e o presidente dos EUA, irá também adotar um pacote de declarações conjuntas sobre a cooperação no setor de vistos, a luta contra o terrorismo e a colaboração no Estreito de Bering,” declarou o assessor ao RIA Novosti.

Entenda o caso:

Nagorno Karabakh

O conflito de Nagorno Karabakh entre Armênia e o Azerbaijão explodiu como resultado da limpeza étnica lançado nos anos finais da União Soviética. A Guerra do Karabakh foi travada entre 1991 (quando o Nagorno-Karabakh República foi proclamada) a 1994 (quando um cessar-fogo foi selado pela Armênia, NKR e Azerbaijão). A maior parte de Nagorno Karabakh, é uma zona de segurança que consiste em sete regiões que estão sob controle do exército de defesa de Nagorno Karabakh. Armênia e Azerbaijão estão mantendo conversações de paz mediadas pelo Grupo Minsk da OSCE até agora.

G8 –

O Grupo dos Oito (G8) é um fórum, criado pela França em 1975, para os governos das seis maiores economias: Alemanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Em 1976, o Canadá se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo adicionou a Rússia. Além disso, a União Europeia está representada no G8, mas não tem direito a voto.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário