Da Redação

OSCE prepara reunião entre chanceleres de Armênia e Azerbaijão

Via Armenianow.com – 

osce-minsk-group-co-chairs_0O Grupo Minsk da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está preparando outra reunião entre os ministros de relações exteriores de Armênia e Azerbaijão para discutir a situação do conflito de Karabakh.

Os co-presidentes do Grupo Minsk da OSCE (os embaixadores Igor Popov da Rússia, Jacques Faure da France e Ian Kelly dos EUA) e o representante pessoal do presidente da OSCE, embaixador Andrzej Kasprzyk fizeram esse anúncio ontem, no dia 9 de abril, durante o encontro de diplomatas do Grupo Minsk da OSCE em Viena, Áustria.

“Em Yerevan, os co-presidentes se encontraram em 21 de março com o presidente Sargisian e o chanceler Nalbandian. Em Baku, eles se reuniram com o presidente Aliyev e o chanceler azeri Mammadyarov no dia 2 de abril. Em duas viagens separadas para Nagorno-Karabakh nos dias 19 e 20 de março e em 4 e 5 de abril, os co-presidentes encontraram com autoridades de facto“, de acordo com um pronunciamento oficial divulgado em Viena. 

“Os co-presidentes foram informados da situação atual em ambos os lados da linha de contato enquanto atravessavam os dois países entre 4 e 5 de abril. Eles discutiram os recentes incidentes e também a qualidade de vida na linha de contato com os representantes da administração local.

“Os co-presidentes perceberam a relativa calma que prevaleceu na linha de contato durante o período de Novruz e Páscoa e expressaram suas esperanças para que esse cenário continuasse. Eles discutiram com os presidentes a questão dos voos civis com origem e destino no aeroporto de Nagorno-Karabakh”.

“Os presidentes reafirmaram o compromisso com o processo de paz e expressaram apoio e empenho contínuos em alto nível. Os co-presidentes planejam organizar um encontro entre os chanceleres nas próximas semanas para avançar no processo de paz”

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário