Da RedaçãoTudo

Sob suspeitas de fraude e riscos de reviravoltas, Sargsyan é reeleito presidente

Com informações do G1 – 

Foto: www.president.am

Foto: www.president.am

Serzh Sargsyan reelegeu-se para mais um período de 5 anos como presidente da Armênia. Segundo as pesquisas de boca de urna, Sargsyan conta com cerca de 60% dos votos.

Sargsyan que tem 59 anos é um veterano da guerra contra o Azerbaijão, que foi travada pelo controle da região de Artsakh (Nargono Karabagh) anexada pelos soviéticos ao Azerbaijão em 1921.

O único rival que poderia fazer sombra a Sargsyan, o ex-ministro de Relações Exteriores, Raffi Hovhannissian obteve, segundo a pesquisa, cerca de 30% dos votos válidos.

Outro concorrente, o ex-dirigente soviético Paruir Hairikian que foi baleado no final do mês de janeiro, ainda durante a campanha eleitoral, obteve apenas 3% dos votos, assim como o  ex-primeiro-ministro Hrant Bagratian.

Em 2008 Sargsyan foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da Armênia, mas o resultado foi contestado na época pela oposição. Protestos e manifestações tomaram conta da capital Yerevan. Cerca de 10 pessoas morreram e muitos outros foram presos. Desta vez, a eleição foi fiscalizada por mais de 600 observadores internacionais.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário