Da RedaçãoTudo

Armênios refugiados da Síria se instalam em Artsakh

Via Diario Armenia –

Armênio da Síria em uma escola em Yerevan. Milhares de refugiados procuraram asilo na pátria de seus antepassados. Foto de Justin Vela para o The National

Armênio da Síria em uma escola em Yerevan. Milhares de refugiados procuraram asilo na pátria de seus antepassados. Foto de Justin Vela para o The National

Um número crescente de sírio-armênios fugindo da escalada da violência em sua terra natal  se instalaram em Nagorno-Karabakh. Desde o início de 2012, a Armênia tem aceitado membros da diáspora armênia que tentam escapar da guerra civil na Síria.

Nos últimos meses, 29 famílias de refugiados, cerca de 90 pessoas no total, encontraram sua nova casa, no distrito de Kashatagh, Karabakh. “Há muitos outros Sírio-armênios que desejam se mudar para aqui, mas eles estão tentando encontrar trabalho em Yerevan. Muitos deles nos contataram para perguntar sobre a mudança para o bairro”, disse Robert Matevosyan, chefe do Departamento de Reassentamento do governo distrital.

Ele acrescentou que cerca de metade das famílias de refugiados recém-chegados receberam casas e um lote de terra. O resto está “pronto para receber”.

De acordo com dados do governo central, cerca de 6 mil armênios da Síria se mudaram para a Armênia desde a eclosão da violência em seu país. No total, acredita-se que cerca de 100 mil armênios viviam na Síria no início de 2012.

O sentimento de pertença parece ser um fator importante nas aspirações de reassentamento, pelo menos para alguns dos refugiados em Kashatagh. Um deles, Mushegh Aroyan, 55, declarou que “o patriotismo me trouxe até aqui. Temos de viver em nossa terra.”

Aroyan, fisioterapeuta, foi reassentado no bairro de Kovsakan com sua esposa e filhos. No início, a família vivia em Qamishli, uma cidade no noroeste da Síria. Condições inicialmente Kovsakan descritas como “cruas”, mas ele agora diz que a situação está melhorando “gradualmente”.

“Nossas possibilidades são limitadas, mas eu ainda sou grato”, disse ele. “Eu tenho um pedaço de terra, uma casa e trabalho … Desde setembro, minha esposa e eu trabalhamos no hospital de Kovsakan, ela como epidemiologista e eu, como terapeuta. “Vartan Poghosyan, 29, também foi impulsionado por um sentimento de dever patriótico para trazer sua esposa e filha de um ano de Qamishli para Berdzor, outra cidade em Kashatagh, no final de 2012. “Eu escolhi Berdzor. É isso aí. Eu vou morar aqui “, disse ele, que agora trabalha como contador.

“As condições de vida são muito boas, mas o salário é muito baixo e tenho apenas o suficiente para sustentar a família, mas acho que tudo vai ficar bem, eu estou cultivando um lote de terra também. Eu tenho alguns hectares de terra e semeei o trigo e a cevada recentemente “, disse Poghosyan, cuja família ainda vivem em alojamentos temporários.

Organizações de caridade de Karabakh e da Armênia estão ajudando os recém-chegados. Uma iniciativa lançada em setembro, chamada “Ajude o seu irmão” (ação impulsionada pela FRA-Dashnaktsutyun), envia ajuda humanitária à Síria e levanta fundos para habitação e outras necessidades de reinstalação, explicou Lilit Galstyan, ex-parlamentar e coordenadora da iniciativa.

O governo armênio mantém uma postura moderada quando se trata de reassentamento em Karabakh, devido à natureza instável da situação política na região.

As negociações entre a Armênia e o Azerbaijão para uma solução política permanente sobre o território permanecem estagnadas.

O Azerbaijão emitiu uma nota oficial de protesto e expressou preocupação com o assentamento de refugiados no distrito de Kashatagh. O parlamentar Hovhannes Sahakyan, membro do Partido Republicano, desdenhou o protesto azeri, e insistiu que os sírio-armênios se mudaram para Karabakh por conta própria, ainda que ele tenha classificado a atitude como “um passo positivo”“Não me importa o que as autoridades do Azerbaijão acham disso”, acrescentou.

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário