Home Cultura Conheça Conheça Damadian, o médico armênio inventor da Ressonância Magnética
9

Conheça Damadian, o médico armênio inventor da Ressonância Magnética

9

1126

Raymond Vahan Damadian é um médico armeno-americano inventor do primeiro equipamento de digitalização de Ressonância Magnética (MR). Sua pesquisa sobre sódio e potássio nas células vivam levaram-no às suas primeiras experiências com a ressonância magnética nuclear (RMN) que o levou a propor o primeiro scanner MR corporal em 1969.

Nascido em Nova Iorque numa família tradicional armênia, se formou bacharel em matemática em 1956 e recebeu o doutorado em 1960 pelo Colégio de Medicina Albert Einstein.

Damadian descobriu que os tumores e tecidos normais podem ser diferenciados in vivo através da ressonância Magnética Nuclear devido aos tempos de relaxamento do tecido. Ele foi o primeiro a realizar um exame completo de um ser humano para diagnosticar câncer em 1977.

damadO médico desenvolveu um aparelho e um método para usar o NMR com segurança e precisão para digitalizar o corpo humano, um método hoje conhecido por imagem de ressonância magnética (MRI).

Damadian já recebeu dezenas de prêmios por seu invento, sendo reconhecido em vários países pelos suas contribuições ao avanço das pesquisas médicas. Ele figura no Hall da Fama de Inventores dos EUA desde 1989.

Comment(9)

  1. Nossa! É sempre bom saber sobre grandes personalidades armênias ou descendentes de armênios. Nunca imaginaria que um invento tão importante foi criado por um armênio.

  2. Ele foi indicado ao prêmio Nobel, só que, quem recebeu foram os colaboradores que estavam no projeto com Damadian. Por Damadian acreditar em Deus, ele(Damadian) perdeu o prêmio.
    Tem uma matéria do New York times de 2004 falando sobre isso.

  3. soube que na entrega do prêmio o inventor nao foi convidado por motivos de preconceito religioso pois o inventor cientista seria rigorosamente religioso o que contraria a ciência fato ou mito???

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *