Da RedaçãoEurovisionTudo

Dorians é escolhida para representar a Armênia na Eurovision 2013

eurovision-2013-logo

Nós já falamos aqui da banda Dorians, revelação na Armênia e no mundo, e também já falamos do campeonato europeu de composições musicais, o Eurovision.

A Armênia tem um excelente histórico na Eurovision, embora tenha começado a participar só em 2006, marcando presença em quase todas as fases finais do concurso (só não foi pra final em 2011). Na categoria Junior resultados melhores ainda, segundo lugar em 2007 e 2009 e o primeiro lugar em 2010 com a canção “Mama” interpretada por Vladimir Arzumanyan.

Em 2012 a Armênia decidiu não participar da competição, motivo: o local do evento. A edição de 2012 foi realizada em Baku, capital do Azerbaijão, país que está em conflito na disputa pela libertação de Karabakh. A Televisão Pública da Armênia (que seleciona e envia os representantes) emitiu nota dizendo que “Não há lógica para o envio de um participante para um país onde ele será recebido como um inimigo.”.

dorians

Os Dorians vinham tentando representar a armênia desde 2009, o que ajudou muito a carreira da banda na época, e conseguiram a façanha justamente em janeiro de 2012 (antes da decisão oficial da não participação armênia). Muitos fãs ficaram tristes, protestaram, e a Televisão Pública da Armênia emitiu uma nota dizendo que tinha que prezar pela segurança do representante e que a música escolhida para o evento “não era tão boa assim”.

Em 2013 surge uma nova oportunidade para a banda, Gor Sujyan, vocalista do Dorians, foi escolhido como representante nacional da etapa 2013. Em 2010 Gor já tinha aparecido no Eurovision como backing vocal de Eva Rivas e dessa vez, claro, vai levar os outros integrantes da banda. Dessa vez, ao contrário dos outros anos, foi sem votação, a comissão da emissora de tv decidiu internamente escolher o líder da banda que não pôde participar ano passado (nada mais justo).

A edição de 2013 do Eurovision acontece em Malmö, na Suécia (campeã do ano passado), entre os dias 14 e 18 de Maio.A música que será cantada esse ano ainda não foi escolhida, ela será definida no dia 2 de Março por meio da votação do público e de um juri especialista.

Enquanto isso ouçam a música selecionada para 2012 e digam se concordam com a afirmação do presidente da Televisão Pública da Armênia:

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário