Da RedaçãoTudo

Igreja Armênia na Índia completa 300 anos

Via PanARMENIAN.Net – 

Igreja Armênia na Índia completa 300 anos

Igreja Armênia na Índia completa 300 anos

O pequeno grupo de armênios em Chennai (conhecida antigamente como Madras), a capital do estado indiano de Tamil Nadu, teve um motivo a mais para comemorar neste natal. A antiga Igreja Armênia de Santa Maria completou 300 anos de serviços à comunidade, de acordo com o Deccan Chronicle.

Construída em 1772, junto ao local onde existe um cemitério armênio com 350 túmulos, a Igreja, também conhecida como Igreja Armênia da Virgem Maria, empresta seu nome à rua no bairro de Parrys. A igreja abriga um magnífico campanário com seis sinos, feitos para seres os maiores sinos de Chennai.

O terceiro centenário foi celebrado pelo Padre Geghart que conduziu a Divina Liturgia seguida pelo serviço do Réquiem. Os armênios de Chennai ficaram famosos pela imprensa e ações de caridade.

Foi em Madras  que o Aztarar, o primeiro jornal armênio conhecido, era impresso e distribuído pelo religioso Harutiun Shmavonian em 1794.

Os armênios de Chennai eram conhecidos pelo comércio de pedras preciosas, seda e pimenta. Atualmente, há poucos que ainda residem na cidade.

Antigo zelador da igreja, Michael Stephen disse: “Eu era feliz por fazer esse serviço, graças ao Pe. Khoren. Isso é uma herança armênia e nós temos que preservar a qualquer preço. Deus abençoe os indo-armênios.”

Matérias Relacionadas
Baú Armênio

Vídeo relembra a inauguração da primeira Igreja Apostólica Armênia de São Paulo em 1938

Esta semana foi publicado no YouTube um vídeo que resgata o evento de lançamento da pedra…
Leia mais
Tudo

Mais uma igreja armênia é vandalizada em Istambul

No último dia 23 de fevereiro, a igreja armênia Surp Hreshdagabed (Santo Arcanjo), localizada em…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Ministério da Cultura armênio pretende resgatar sino encontrado no Irã

O Ministério da Cultura da Armênia está planejando discutir o transporte de um antigo sino da…
Leia mais

Deixe um comentário