Home Da Redação Parlamentares turcos discutem responsabilidade das mortes em 1915

Parlamentares turcos discutem responsabilidade das mortes em 1915

0

Via Public Radio of Armenia

Parlamentares turcos discutem acerca da responsabilidade sobre o genocídio armênio
Parlamentares turcos discutem acerca da responsabilidade sobre o genocídio armênio

Membros da Grande Assembleia Nacional da Turquia discutiram  sobre quem matou os armênios no Império Otomano em 1915, de acordo com o Armenian Weekly, com informações de jornais turcos.

“A vossa história é uma história de massacres. Vocês sabem muito bem como os avós daqueles que lutam hoje foram mortos”, disse o parlamentar Sirri Sakik (Mush), do partido pró-curdo Paz e Democracia, de acordo com o jornal turco Radikal.

Na sequência, o parlamentar Yusuf Halacoglu,do Partido Movimento Nacionalista (MHP), se dirigiu a seguinte questão aos membros curdos da Assembleia Nacional: “então, me digam francamente – e eu, em troca, mostrarei a vocês documentos – quem matou os armênios?” Halacoglu é ex-diretor da Sociedade Histórica Turca.

Outros membros do parlamento lembraram os massacres cometidos contra os curdos, enquanto parlamentares do partido da situação, Justiça e Desenvolvimento (AKP), rebateram com o argumento que o grupo guerrilheiro curdo PKK (sic) é que tem cometido atrocidades na Turquia, e que não há genocídios na história turca. Nurettin Canikli, líder da bancada do AKP disse: “Não há massacre, genocídio e assimilação na história desta nação”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *